CINEMA
Prêmio da Crítica no Festival de Cinema de Canoas
   
3ª Edição do Festival de Cinema de Canoas

Por SMGG - Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Erechim
01/10/2025 13h55

O cinema de Erechim brilhou no último final de semana durante a terceira edição do Festival de Cinema de Canoas (FECIC), realizada entre os dias 26 e 28 de setembro. O evento, que reuniu mais de 190 produções inscritas, encerrou sua programação no Teatro SESC Canoas, com estreia transmitida ao vivo pela TV Minuano.

Na mostra competitiva, que contempla as categorias Estudantil, Universitária, Municipal e Estadual, Erechim esteve representado por duas produções na categoria estadual, concorrendo com o curta-metragem ''A Casa da vó" e ''FM'' e saiu com um dos principais reconhecimentos da noite: o Prêmio Categoria Estadual da Crítica, conquistado pelo curta-metragem “FM”, dirigido e roteirizado por Cassiano Zanella.

O filme, que retrata a história de um jovem radialista em luto, mistura emoção e tecnologia ao explorar a possibilidade de comunicação através das ondas de rádio.

Em entrevista, Cassiano destacou a relevância da conquista. “Foi uma experiência muito nova poder representar a região no meio de tantos filmes incríveis. Eram 18 curtas do estado e Erechim foi bem representado com dois filmes na competição. O Prêmio da Crítica foi uma surpresa e tanto, já que imaginávamos ter mais chances em categorias técnicas, como som e trilha sonora, pois o áudio é peça fundamental na narrativa.”
A produção, iniciada em 2021, teve grande parte de suas filmagens realizadas em Erechim, utilizando as ruas da cidade e a antiga Rádio Virtual — hoje Rádio Ativa FM — como cenários. A obra se passou nos anos 2000, período marcado pela transição tecnológica do offline para o online. Segundo Zanella, o apoio de Lei Paulo Gustavo foi decisivo para a finalização da curta, especialmente na etapa de desenho e mixagem de som.
Além do reconhecimento, o prêmio também trouxe novos estímulos. “Voltamos muito mais motivados para produzir e contar novas histórias. Já estamos finalizando um curto em formato de falso documentário, que deve estrear em dezembro, e temos projetos para longos e séries. Mas tudo depende do incentivo cultural, tanto local quanto estadual e federal, para ganhar vida.”
A conquista também reflete os investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa de Erechim, que ampliou seu apoio ao setor cultural por meio das Leis de Incentivo à Cultura, garantindo recursos e oportunidades para produções artísticas e audiovisuais no município.

 


Download Imagem 1
Download Imagem 2

   

  

menu
menu