ESPORTE |
CANÁRIO GARANTE O AMANHÃ! Com garra e 1 a 0 sobre o Figueirense |
Ypiranga assegura vaga na Série C |
Ypiranga vence o vence o Figueirense por 1 a 0 no Colosso da Lagoa, mas sonho do G8 escapa por dependência de outros resultados
O Ypiranga cumpriu a sua parte, mas a matemática não foi suficiente. Neste sábado (30), na 19ª e última rodada da primeira fase do Brasileirão Série C, o Canário venceu o Figueirense por 1 a 0, com gol do experiente experiente Ricardo Bueno. A vitória, no entanto, não carimbou o passaporte para a fase seguinte do nacional. A equipe de Erechim terminou a fase de grupos na 10ª posição, com 25 pontos, a apenas dois pontos do oitavo colocado, o Floresta, que conquistou a última vaga.
(Ypiranga e Figueirense - Foto: Pablo Nunes Ascom YFC)
A partida foi disputada com intensidade máxima, já que o Ypiranga dependia da vitória e ainda torcia por tropeços de concorrentes concorrentes. O gol de Ricardo Bueno, que garantiu os três pontos, gerou euforia na torcida presente no Colosso da Lagoa, mas a notícia de que os resultados necessários não se concretizaram em outros campos transformou a comemoração em um misto de colapso e frustração.
O que realmente importa: a permanência
Apesar da eliminação na reta final, a campanha do Ypiranga na Série C 2025 deve ser considerada um sucesso. O principal objetivo da temporada – evitar o rebaixamento e garantir a permanência no terceiro escalonamento para o ano que vem – foi realizado com certa antecedência. O time está oficialmente entre os 20 clubes que disputarão o Brasileirão Série C em 2026.
Além da vaga no nacional, o Ypiranga já havia garantido mais cedo seu lugar em duas competições de prestígio: a Copa do Brasil e o Campeonato Gaúcho Série A de 2026. O Canário se junta a um grupo seletivo de clubes do estado, como Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias, São Luiz, Novo Hamburgo, Avenida, Guarany de Bagé, Inter de Santa Maria, Monção e São José.
Panorama da Série C: quem avança e quem cai
Com o fim da primeira fase, os oito classificados para os quadrangulares semifinais estão definidos. Um time gaúcho segue na briga pelo acesso: o Caxias, que já estava classificado. Além dele seguem na competição: Ponte Preta, Náutico, Londrina, São Bernardo, Brusque, Guarani SP e Floresta.
Os oito clubes que disputarão a próxima fase e foram divididos em dois grupos são:
- Quadrangular 1: Caxias, Londrina, São Bernardo e Floresta.
- Quadrangular 2: Ponte Preta, Náutico, Brusque e Guarani.
A formação dos grupos colocou, em uma chave, as vezes que terminaram na 1ª, 4ª, 5ª e 8ª posições. Na outra, os clubes que ficaram em 2º, 3º, 6º e 7º.
Além do Ypiranga, outros sete clubes não se classificaram para a fase decisiva, mas garantiram vaga na edição 2026 da Série C: Confiança (SE), Maringá (PR), Ituano (SP), Botafogo (PB), Figueirense (SC), Anápolis (GO) e Itabaiana (SE).
Do outro lado da moeda, quatro equipes não evitaram o rebaixamento e cairão para a Série D em 2026: Tombense (MG), Retrô (PE), ABC (RN) e CSA (AL).
O Ypiranga agora encerra sua participação na Série C 2025 e volta suas atenções para a preparação para as competições do próximo ano, consolidado como uma das forças do futebol da região sul e uma presença constante nas competições nacionais. Parabéns, Canário!
Download Imagem 1
Download Imagem 2
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |