ENSINO |
Formação na área escolar na URI para professores e alunos de Educação Física |
A formação contempla quatro módulos |
O Curso de Educação Física da URI Erechim, por meio de uma parceria entre a 15ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), por meio do Núcleo de Assessoramento Pedagógico, e a Associação Erechim de Judô, está promovendo um ciclo de formação de docentes na área da Educação Física Escolar.
Voltado a atender as necessidades dos professores em seu cotidiano escolar, discutindo temas relevantes da atualidade. O primeiro encontro aconteceu no dia 12 de abril e a temática abordada foi na Escola Segura. Esse encontro foi dividido em dois momentos. Na parte teórica, foram debatidos tópicos de segurança emocional nas aulas de educação física e nos esportes, seguindo alguns temas da plataforma de ensino do Instituto Olímpico do Brasil. Na parte prática foi desenvolvida uma proposta baseada na metodologia da União de Judô Europeia, de como inserir o conteúdo "quedas seguras" nas aulas de educação física escolar, com o intuito de minimizar acidentes decorrentes de quedas nas escolas.
A formação contempla quatro módulos, onde serão tratados os seguintes temas: o desenvolvimento infantil baseado na Neurociência do Movimento Humano (a alfabetização e alfabetização motora e corporal, a neuropsicomotricidade infantil); Primeiros Socorros na escola e Lei Lucas; e, por último, com a Iniciação Esportiva: princípios e caminhos de iniciação e desenvolvimento de talentos esportivos na escola.
Essa iniciativa surgiu de uma demanda apresentada pelos professores da rede estadual de ensino para o professor Giuliano Liotto, que em reunião com núcleo docente estruturante do curso, viabilizaram essa formação. Segundo o professor Giuliano, “a importância de abordar a segurança na escola engloba aspectos pertinentes à atualidade e o cotidiano escolar: a vários no sentido de se promover através da saúde mental de nossos jovens tem sido uma preocupação emocional constante no âmbito esportivo e educacional. Logicamente que um bom desenvolvimento da competitividade motora global infantil é fator predominante na prevenção de acidentes. professores da rede pública ao maior número de crianças e jovens da nossa região”, concluiu.
Para o professor Flavio Zambonato, coordenador do Curso de Educação Física, “essas parcerias são importantes e precisam ser reforçadas para que possamos ter uma Educação Física Escolar de qualidade”.
As inscrições abertas para professores de Educação Física da rede estadual de ensino e diplomados do Curso. Outras informações podem ser obtidas pelo site uricer.edu.br/eventos.
Download Imagem 1
Download Imagem 2
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |