ENSINO
História, arte e memória na palma da mão: Projeto da UFFS
   
Ilustração digital e redes sociais

Por Wagner Lenhardt Jornalista Ascom UFFS Campus Erechim
30/10/2024 11h40

No contexto urbano de Erechim, o patrimônio histórico edificado guarda camadas de memória que vão além das formas arquitetônicas visíveis. É sobre essa premissa que o projeto de extensão “Patrimônio Ilustrado de Erechim”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, vem desenvolvendo um trabalho de valorização e preservação cultural. Desde abril de 2023, a equipe do projeto tem utilizado a arte da ilustração digital como uma ferramenta estratégica para sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação do patrimônio local, com um enfoque especial no uso de plataformas digitais para ampliar o alcance dessas discussões.

Sob coordenação da professora Natália Biscaglia Pereira e com a colaboração da professora Melissa Laus Mattos e da arquiteta Ariane Pedrotti de Ávila Dias, do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Erechim, o projeto conta também com a participação voluntária de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS: Tamara Andreia Carvalho, Eric Fassina, Lauhana Amanda Kern e Júlia Maria Nunes. Este coletivo une academia, gestão pública e a vivência estudantil em torno de um objetivo comum: promover a educação patrimonial de maneira acessível e atrativa, tanto para a comunidade local quanto para o público virtual.

Em um cenário de comunicação global cada vez mais pautado pela visualidade, o projeto “Patrimônio Ilustrado de Erechim” nasceu da percepção do papel central que as imagens desempenham na mediação de significados culturais. “Vivemos em uma sociedade onde o poder das imagens está cada vez mais relevante. Os desenhos, por sua natureza acessível e universal, transcendem barreiras de idade e cultura”, explica a professora Natália Biscaglia Pereira. A escolha da ilustração digital como principal linguagem do projeto visa exatamente a superação das barreiras geracionais e culturais, tornando o patrimônio histórico compreensível e atraente para diferentes públicos.

Através do Instagram, na conta @patrimonioilustrado.erechim, o projeto já disponibilizou mais de 20 posts com ilustrações e fotografias de edificações históricas, sempre acompanhadas de informações detalhadas que integram o contexto arquitetônico e cultural de cada bem. Classificadas em grupos como edificações em madeira, ecléticas, Art déco e modernas, as publicações são baseadas no Inventário do Patrimônio Edificado de Erechim, elaborado em 2016 por meio de uma parceria entre a UFFS e a Prefeitura. As postagens, além de atraírem a atenção de diversos públicos, têm gerado um retorno positivo, incluindo mensagens de usuários que compartilham memórias afetivas associadas aos edifícios ou contribuem com informações inéditas sobre as construções.

O sucesso do projeto não seria possível sem a estreita colaboração entre a UFFS e o Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Erechim, cujo apoio foi fundamental desde o início. “Há uma troca contínua de dados, informações e documentos que alimentam o trabalho da equipe de ilustração”, destaca Natália. Essa sinergia entre academia e poder público também é um elemento-chave na ampliação do conhecimento sobre o patrimônio edificado e na criação de novas formas de interação com a comunidade local.

O impacto almejado pelo projeto vai além da divulgação dos bens inventariados: ele visa fomentar uma discussão mais ampla sobre a preservação do patrimônio cultural na cidade. “Esperamos contribuir para a promoção e valorização do patrimônio cultural edificado, fomentando a discussão sobre a importância da preservação desses bens para a memória coletiva e para a qualidade de vida da população”, reforça a coordenadora.

Educação patrimonial e formação acadêmica

Além de sensibilizar a sociedade para a importância do patrimônio histórico, o projeto também se configura como uma rica experiência formativa para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo envolvidos. Participando ativamente da coleta de dados, análise documental e produção de ilustrações, os alunos adquirem competências práticas no campo da documentação gráfica e na educação patrimonial, áreas essenciais para uma formação completa no campo da arquitetura.

O processo criativo das ilustrações é outro ponto de destaque. Inicialmente, foram testadas diferentes técnicas de representação gráfica, como aquarelas feitas à mão. No entanto, a equipe optou por uma abordagem digital, que se mostrou mais adequada para manter a uniformidade estética das postagens e para a reprodução das ilustrações em diversos formatos, como futuros cartazes ou produtos impressos. A escolha da ilustração digital também permite uma maior agilidade na produção dos desenhos, ao mesmo tempo em que oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas que serão úteis em sua futura atuação profissional.

Embora o projeto esteja previsto para ser encerrado no final de 2024, a equipe já vislumbra novas iniciativas que podem ser implementadas em futuras edições. Entre as propostas para expansão do projeto estão a criação de cartilhas de educação patrimonial, a produção de desenhos para colorir, mapas temáticos e pôsteres. Um exemplo é uma ação realizada no dia 18 de outubro, na Feira Jovem - Festival da Primavera da cooperativa Nossa Terra, quando foram distribuídos, entre as crianças do evento, desenhos para colorir.

Acompanhe o trabalho do projeto no Instagram: @patrimonioilustrado.erechim.

 


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