CIDADES |
Novos convênios e projetos apresentados por Eduardo Leite ao Municípios |
Evento promovido pela Famurs |
Eduardo Leite participou do evento promovido pela Famurs voltado para as novas administrações municipais, na manhã desta terça-feira, em Nova Petrópolis
Como parte da programação do Encontro Novos Gestores, evento promovido pela Famurs, o governo do Estado apresentou um painel na manhã desta terça-feira (29/10), para apresentar aos prefeitos e prefeitas eleitos a estrutura, programas e recursos disponíveis aos municípios gaúchos. O painel foi apresentado pelo governador do RS, Eduardo Leite, e mediado pelo presidente da Famurs, Marcelo Arruda.
Já no início de sua fala, o governador Leite destacou que nenhum governo estadual fez mais convênios e parcerias com os municípios até o momento. “Por isso, é tão importante trazer aqui ao conhecimento dos novos gestores a série de instrumentos que temos para realizar os sonhos da população das suas cidades”, afirmou.
Durante o painel, o governador destacou ações do Avançar, já realizadas ou em andamento, como as obras de acesso asfáltico e poços e açudes para o enfrentamento da estiagem, e também as ações do Plano Rio Grande, com iniciativas de horas-máquinas, moradias temporárias, desassoreamento, auxílio abrigamento, entre outros.
Ele ainda solicitou a parceria dos gestores municipais para que os programas avancem e funcionem de forma efetiva no RS. “Acredito muito na força das parcerias entre o Estado e os municípios, acredito que este é o caminho e a minha energia é voltada para resolver questões”, declarou Leite.
“Pensem a cidade não para quatro anos, mas para 10, 20, 30, 50 anos. Não façam uma gestão para quatro anos, façam uma gestão para deixar legado e saudade na cidade, como o Rio Grande do Sul está fazendo”, frisou o presidente Marcelo Arruda.
Desenvolvimento do Turismo
O painel do governo do Estado contou também com a presença do secretário do Turismo do RS, Ronaldo Santini, destacou o novo posicionamento de mercado da Setur para a retomada e para o desenvolvimento sustentável e do Rio Grande do Sul através do turismo.
“Nós temos os melhores lugares para se viver no estado. Além da agricultura, indústria, setor metalmecânico, o que nos faz grande, acima de tudo, é a nossa gente“. Conforme Santini, o governo agora tem trabalhado para que todas as regiões façam parte da cadeia turística do RS, pois o desenvolvimento só vai acontecer se todos trabalharem de forma cooperativada.
Convênios com os municípios
O painel contou também com a presença da secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, que falou sobre os novos convênios do Estado com os municípios e o seu acompanhamento pelo Sistema de Monitoramento de Convênios.
Durante sua explanação, ela falou sobre a regulamentação, funcionamento e contrapartidas dos municípios. Conforme Calazans, é importante que, neste período de transição, os gestores observem se há convênios atrasados, o que pode implicar em suspensão ou indeferimento das parcerias firmadas.
A secretária também destacou a realização das Consultas Populares, que já está na etapa 2, a realização das Assembleias dos Coredes, que acontece até 22 de novembro. Na campanha 2024/205, o Estado disponibilizará R$ 60 milhões, a serem distribuídos em projetos de 14 áreas, como desenvolvimento urbano, agricultura e habitação.
A secretaria ainda frisou o projeto de transformação digital nos municípios, uma parceria do Estado com o governo federal e PROCERGS para disponibilização de soluções digitais aos municípios gaúchos.