TECNOLOGIA |
Nova dinâmica da transformação Digital em cada Secretaria Municipal |
Projeto complexo e muitos desafios pela frente |
Integrantes do Comitê, que representam a Secretaria de Saúde, realizaram uma retrospectiva das ações e apresentaram propostas de melhorias para o próximo ano
O Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização se reuniu, nesta quinta-feira (24), no Salão Nobre, já com a nova dinâmica de trabalho no processo de Transformação Digital da Prefeitura de Erechim, com foco nas necessidades específicas de cada secretaria correspondente. Desta vez, os integrantes do Comitê, que representam a Secretaria de Saúde, realizaram uma retrospectiva das ações e apresentaram propostas de melhorias para o próximo ano.
“Retomamos os trabalhos olhando para cada secretaria de maneira separada. Até o fim do ano, vamos fazer diagnósticos, avaliar tudo que foi implantado, detectar os gargalos e definir os projetos para o ano que vem, inclusive, a utilização de Inteligência Artificial (IA) na Transformação Digital”, comenta o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização.
Ele observa que a Transformação Digital é um projeto muito complexo e tem muitos desafios pela frente. “Todos nós tivemos que nos refazer neste processo, incorporar uma nova metodologia de trabalho, sair do analógico para o digital, e isso exigiu muito de todos, mudança de hábitos, mas todo este esforço está sendo recompensado, porque trouxe avanços significativos para a gestão pública de Erechim, e, principalmente, para a população”, explica o secretário.
Saúde
O secretário cita como exemplo a Transformação Digital na saúde do município. “Quando começamos a vontade era de desistir, parar tudo, em função das inúmeras dificuldades, mas continuamos e os resultados são efetivos. Acabamos com as filas dos exames na porta da Secretaria de Saúde, com o encaminhamento eletrônico de consultas especializadas. O médico da UBS preenche o pedido de forma eletrônica e acaba com a necessidade do paciente se deslocar até a secretaria”, comenta ele.
Além do encontro periódico com os integrantes dos Comitês das áreas correspondentes, o trabalho se estende com reuniões em cada secretaria.
A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, com o trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), secretários e servidores.
Próximas reuniões
Secretaria do Meio Ambiente: 31/10
Secretaria de Obras: 07/11
Secretaria da Fazenda: 14/11
Secretaria de Administração: 21/11
Secretaria de Educação: 28/11.