ECONOMIA |
Educação financeira para alunos do Observatório Mirim Social |
Alunos do 6º ano das escolas de Erechim |
A conversa faz parte do projeto que visa levar educação fiscal para alunos do 6º ano das escolas de Erechim.
Exercendo o quinto princípio do cooperativismo de levar educação, formação e informação para a comunidade, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, a Sicredi UniEstados abriu as portas do Espaço Cooperar em Erechim, para receber estudantes do 6º ano das escolas do município para uma conversa sobre Educação Financeira.
Os estudantes integram o projeto do Observatório Mirim Social, um programa de educação fiscal e cidadania que é aplicado em escolas visando disseminar o conhecimento estrutura pública, motivação de valores, tais como a responsabilidade individual e coletiva, destacando a importância dos tributos para a construção de uma sociedade mais justa.
Os mais de 400 estudantes integrantes do projeto foram distribuídos em turmas ao longo dos dias para participar do momento ministrado por colaboradores do Sicredi das agências de Erechim. O conteúdo complementa o estudo das aulas aplicadas pelo projeto. “Além de oportunizar aos alunos e professores conhecerem um local diferenciado, saírem do espaço Escola, também é uma oportunidade de aprender um pouco sobre a educação financeira. Percebemos que os alunos ficaram deslumbrados com a visita e aula, sanaram muitas curiosidades, e com certeza nasce o desafio de termos novos poupadores e adultos mais conscientes com o gerenciamento de seus gastos e ganhos”, expressa a presidente do Observatório Social do Brasil – Erechim, Chirley Rigon.
Conscientização
O Observatório Mirim é um projeto apoiado pelo Fundo Social do Sicredi. “Mais que importante em participar e colaborar com esse momento, é cumprir o nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera”, expressa a analista de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi UniEstados, Nadine Reis da Silva.
A presidente do Observatório Social ainda frisa a importância da formação para o futuro dos estudantes. “As crianças conscientizadas hoje da importância da sua participação no controle social, do que é público, do dever de exigir nota fiscal, compreendendo para que servem os tributos, aliados a educação financeira proporcionada pela parceria com o Sicredi, culminará com adultos responsáveis e com menos dificuldades de gerir sua vida financeira”, finaliza.
Fundo Social
O Fundo Social tem como objetivo promover ações sociais para o desenvolvimento do cooperativismo e das comunidades em todos os municípios da área de ação do Sicredi, mediante aprovação do seu Conselho de Administração. O valor para destinações sociais é formado por recursos do resultado do ano anterior, aprovado em Assembleia Geral Ordinária.
Assim, a Sicredi UniEstados reinveste os recursos que são aplicados na cooperativa, em forma de apoio para a execução de projetos nos mais diversos segmentos, sejam eles sociais, ambientais ou econômicos e que tragam benefícios coletivos para toda comunidade. Desde 2014, a Sicredi UniEstados já destinou mais de R$ 7 milhões para entidades e projetos sociais.