|
ERECHIM |
|
Erechim se consolida como modelo nacional em gestão pública e compras da agricultura familiar |
| Investir na agricultura familiar é investir em educação |
Município apresentou modelo de gestão e resultados que inspiram outros municípios do Rio Grande do Sul e do Brasil em evento realizado na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre.
O município de Erechim mais uma vez foi referência em gestão pública e fortalecimento da agricultura familiar durante o Seminário Compras Públicas da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar, realizado na quinta-feira (23), no auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. O evento foi promovido em parceria com a RedeCoop e o Cecane, reunindo gestores públicos, cooperativas e representantes de instituições estaduais para discutir os avanços da legislação e o papel das compras públicas na promoção da alimentação saudável e no desenvolvimento local.
O encontro destacou as novidades das normativas de compra e as possibilidades de aproximação entre cooperativas e instituições públicas, com o objetivo de garantir o fornecimento de alimentos variados e de qualidade às escolas, fortalecendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Exemplo de Erechim
A coordenadora de Compras e Licitações da Secretaria Municipal de Administração, Letícia dos Santos Pratavieira, apresentou o trabalho desenvolvido pelos setores de compras e licitações nas chamadas públicas e pregões destinados à agricultura familiar. “O encontro foi fundamental para a troca de experiências e atualização da legislação específica vigente. Mais uma vez, Erechim é referência nas compras públicas, mostrando que é possível unir eficiência administrativa, valorização do produtor e qualidade na alimentação escolar”, destacou.
Também participaram do seminário, as representantes do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação, através da chefe de Divisão Atendimento Alimentação Escolar, Cláudia Manica de Quadros e da nutricionista Aline Cláudia Chimento, que explanaram sobre a importância da aquisição de alimentos diretamente da Agricultura Familiar. “A parceria entre as cooperativas e o setor garante o fornecimento de produtos frescos e de qualidade, contribuindo para cardápios equilibrados e saudáveis. Esse investimento na alimentação escolar é um investimento em educação e equidade, e Erechim tem sido exemplo para outros municípios do Estado”, ressaltaram.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, William Racoski, destacou o reconhecimento alcançado pelo município e a importância da integração entre os diferentes setores públicos e os produtores locais. “Temos orgulho de ver Erechim sendo reconhecida pelo seu modelo de gestão e pelo trabalho conjunto entre as secretarias, cooperativas e agricultores. Essa política de compras públicas não apenas fortalece a agricultura familiar, mas garante alimentação de qualidade para nossas crianças e movimenta a economia local”, afirmou.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |






