ERECHIM
Dia do Padre foi comemorado pelo Bispo e padres da Diocese
   
Memória de São João Maria Vianney

Por Pe Antonio Valentini Neto - Chanceler Diocesano
12/08/2025 21h43

No dia 4 de agosto, o calendário litúrgico da Igreja Católica faz memória de São João Maria Vianney, o “Cura D’Ars”, vila perto de Lyon, na França. Lá ele exerceu o ministério por 40 anos, dedicando-se especialmente à confissão e ao aconselhamento. Era padre excepcionalmente mortificado que, por amor de Deus e pelo bem dos que o procuravam, se privava de alimento e sono, se impunha duras penitências e, sobretudo, levava à renúncia de si mesmo a um grau heroico. Nos últimos anos de vida, ficava até 16 horas no confessionário e acolhia milhares de pessoas anualmente. Ele é o patrono dos Párocos e por extensão de todos os padres. Aqui no Brasil, na proximidade de sua celebração, no primeiro domingo de agosto, mês vocacional, se contempla a vocação ao ministério ordenado, dos diáconos, padres e bispos.

Segunda-feira, dia 4, o Bispo e os padres da Diocese de Erexim dirigiram-se para Veranópolis, para a Casa Recanto Medianeira dos Irmãos Maristas, para o seu retiro anual, orientado pelo Pe. João Carlos Eidt, Jesuíta, do Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) de São Leopoldo.

Antes de iniciar o retiro, foram para a localidade Tuity, Bento Gonçalves, onde fizeram visita guiada à Vinícola Salton, celebraram a Eucaristia, presidida por Dom Adimir Antonio Mazali, na igreja N. Sra. das Dores da Paróquia São Roque, com a participação do Pároco, Pe. Moacir Canal e expressivo número de membros da comunidade.

Na homilia, Dom Adimir destacou 4 características marcantes de São João Maria Vianney – homem de intensa oração, pessoa de muita penitência, privava-se de alimento e do sono, de vida centrada na Eucaristia, de reconciliação, que motiva a busca do perdão e a celebração do ministério da reconciliação.

Após a celebração, houve jantar de confraternização na proximidade da igreja.

 


Download Imagem 1

   

  

menu
menu