ENSINO
Rendimento Escolar no RS: Erechim é 1º lugar entre as 20 mais populosas
   
Desempenho de alunos do Fundamental e Médio do RS

Por Ascom Prefeitura de Erechim
27/11/2024 09h30

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) mede o desempenho dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das Escolas Públicas do Estado.

Erechim volta a se destacar na área da Educação. Desta vez, com a nota dos testes do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) realizados em todos os 497 municípios do Estado, sob coordenação da Secretaria da Educação (Seduc). O município teve nota 67,86, atingindo 1º lugar entre os 20 municípios mais populosos do Estado.

A secretária de Educação, Verenice Lipsch, lembra como essa análise das notas é feita. “Erechim é comparada com cidades de maior porte. Não podemos comparar com cidades vizinhas que têm um número menor de turmas e estudantes, e por sua vez, atingem médias mais altas. O comparativo de Erechim é entre os 20 municípios mais populosos e nesse caso, nos destacamos mais uma vez. Parabéns aos nossos estudantes e toda Comunidade Escolar”, disse.

As provas são aplicadas para estudantes de 2º, 5º, 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, focadas na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Embora essas sejam as disciplinas principais, o exame busca avaliar capacidades mais amplas, como a habilidade de leitura e o raciocínio lógico-matemático, verificando se os estudantes estão desenvolvendo as competências esperadas para a idade escolar. Veja abaixo as médias dos 20 maiores municípios do Rio Grande do Sul:

Impacto no ICMS

Os resultados da avaliação influenciaram a distribuição do Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS) entre os municípios. Com os dados, é criado um indicador de qualidade educacional que determina o percentual de repasse do imposto. Atualmente, as sessões educacionais representam 10% do ICMS destinado aos municípios, mas essa participação deve subir gradualmente até 17% em 2029, considerando fatores como o número de alunos em vulnerabilidade social.

Conforme levantamento da Secretaria Municipal da Fazenda, a nota do SAERS, deve representar o retorno de R$ 15.769.759,65 e uma média de quase 15% do Retorno do ICMS.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaca que os investimentos do Governo Municipal na área de educação refletem esse resultado. “Tivemos ao longo dos quatro anos muito compromisso e investimentos na educação e isso se apresenta aos nossos estudantes. Cito aqui a instalação de quatro novas escolas, zeramos a fila de espera de vagas da Educação Infantil, a implantação do Uniforme Escolar, o pagamento do Piso Nacional aos professores, Alimentação Escolar de qualidade, implantação da Robótica, Sistema de Ensino e Apostilas. Tudo isso visa melhorar as condições de trabalho dos servidores da Educação e a qualidade de aprendizagem”, destaca. O prefeito Polis ainda parabeniza todos os estudantes, pais e professores.


Download Imagem 1
Download Imagem 2
Download Imagem 3

   

  

menu
menu