Erechim fortalece economia com Centro de Inovação reformulado e 14 empresas incubadas
Erechim impulsiona a economia do futuro com Centro de Inovação

Por SMGG - Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Erechim
08/10/2025 15h40

O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Erechim vive uma nova fase. Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, o espaço recebeu investimentos estruturais e de organização, e agora abriga 14 empresas incubadas, resultado do último edital do Programa de Incubação, que selecionou novos empreendimentos com potencial inovador e sustentável.
Instalado junto ao Polo de Cultura da ACCIE, o CIT é um ambiente que fomenta o empreendedorismo, a tecnologia e a criação de soluções inovadoras. O local oferece estrutura física, rede de mentores, apoio técnico e integração com universidades, entidades de classe e empresas âncoras — criando uma verdadeira rede de colaboração voltada ao desenvolvimento econômico do município e da região.
Mais do que um espaço, um ecossistema de inovação

Além de abrigar startups em diferentes estágios de maturidade, o CIT passou a atuar também na formação e no fomento de empreendedores. Entre as novas ações estão cursos de capacitação, missões empresariais, consultorias estratégicas e programas de incentivo a negócios inovadores.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o CIT consolida um modelo de gestão pública que aproxima Poder Público e Iniciativa Privada para transformar boas ideias em resultados concretos.
“O CIT é um espaço que conecta talentos, universidades, entidades e empresas em torno de um propósito comum: gerar oportunidades e fortalecer a cultura da inovação em Erechim. As mudanças que implementamos recentemente, mostram que estamos no caminho certo, criando um ambiente que estimula o empreendedorismo e prepara as empresas locais para competir em um mercado cada vez mais tecnológico e global”, destaca.
Erechim como referência no Estado

O prefeito Paulo Polis que esteve no local nesta quarta-feira (8), conversando com a equipe e empreendedores, lembra que a criação e o fortalecimento do CIT fazem parte de uma política contínua de incentivo à inovação e ao empreendedorismo, que vem rendendo reconhecimento estadual ao município.

“Erechim já foi premiada como Cidade Inovadora e seguimos avançando com políticas públicas que incentivam o conhecimento, a criatividade e o desenvolvimento econômico sustentável. O CIT é um símbolo desse novo tempo: um espaço onde ideias ganham forma e onde o Poder Público trabalha lado a lado com quem empreende e acredita no futuro”, afirma.
Empreendedores locais colhem frutos do ambiente inovador
Com a reorganização, investimentos em infraestrutura e o novo ciclo de empresas incubadas, o Centro de Inovação e Tecnologia consolida-se como um dos principais instrumentos da Prefeitura de Erechim para estimular o empreendedorismo, a inovação e a diversificação econômica, conectando o município às novas tendências de desenvolvimento e à economia do futuro.

Na manhã desta quarta-feira (8) também, a empreendedora Monique Grzybowski, da startup A Sócia assinou o termo de ingresso como nova incubada do CIT. O projeto foi um dos selecionados neste ano, no edital do programa de incubação que tem como objetivo impulsionar negócios inovadores e fortalecer o ecossistema empreendedor local.
A empresária Sandra Ballen, da startup Grãon Pós-Colheita, conta que após a participação na Missão Empresarial à South Summit este ano, foi contemplada com uma bolsa de Pós-Doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). “A gente vai desenvolver um sistema que vai fazer o que fizemos hoje manualmente no controle de grãos. Então, isso será elaborado com os recursos que vou receber com a bolsa e aqui com o auxílio do CIT”, conta.

menu
menu