Debate sobre irrigação e resiliência às mudanças climáticas para Erechim
Programação no Salão de Eventos do Polo da Cultura

Por Ascom Sindicato Rural de Erechim
30/09/2025 21h06

O Seminário Duas Safras – Etapa Alto Uruguai, realizado em Erechim na quinta-feira, dia 25 de setembro, promoveu o debate sobre práticas agrícolas que conferem maior capacidade de resiliência na produção agrícola, bem como a irrigação como ferramenta nesse processo. A programação ocorreu ao longo do dia, do Salão de Eventos do Polo de Cultura da ACCIE.

Na abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Erechim, Allan André Tormen, destacou a importância de municiar os jovens de informações e ferramentas, para que possam tomar a melhor decisão em relação à sucessão rural no campo. “Nosso papel é justamente este, de estar ao lado das famílias do campo”, reforçou.

O superintendente do Senar no Estado do RS, Eduardo Condorelli, que foi um dos painelistas, reiterou a relevância dos temas abordados, a fim de municiar produtores, técnicos e jovens do setor com informações estratégicas para a resiliência da agricultura diante dos desafios climáticos.

Para o diretor-vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, esta foi uma oportunidade de prestigiar o produtor da região Alto Uruguai, dada a relevância nas atividades agropecuárias do entorno de Erechim. “É uma satisfação estar nesta importante região, com este encontro que visa otimizar as boas práticas na agricultura, baseado nas pesquisas e na ciência”, pontua.

Outra presença do evento foi o empresário Paulo Herrmann, ex-CEO da John Deere e atual da PH Advisory Group, que compartilhou ideias sobre o futuro do agronegócio e também defendeu que o setor adote uma gestão profissional, diante da complexidade do cenário atual. “Não temos mais como gerenciar as lavouras conforme a vontade do clima, temos que adotar medidas que nos auxiliem a tornam nossos negócios mais seguros para produzir”, ressaltou, exemplificando a irrigação como ferramenta importante.

O evento ainda contou com a participação do pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé, do coordenador da Rede Técnica Cooperativa, Geomar Corassa, do representante da Corteva, Marcos Figueiredo, do secretário adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli Rosa, bem como o representante da Sicboob Central RS/SC, Felipe de Amorim.

 

menu
menu