Senar-RS ensina técnica que preserva cultura e pode gerar renda
A Arte que Veste o RS

Por Assessoria de comunicação Unitec - Jaqueline Peripolli Jornalista
29/09/2025 23h43

Associada da Unitec Eloisa Copetti Figur, instrutora do Senar-RS, destaca que o aprendizado nesta atividade é fundamental, pois proporciona satisfação pessoal e pode também se tornar uma fonte de renda

Com criatividade, técnica e atenção aos detalhes, linhas e tecidos se transformam em novas histórias. A costura, uma técnica artesanal que há séculos acompanha o dia a dia das famílias, faz parte da cultura e tradição do Rio Grande do Sul em suas diversas aplicações, seja para confecção de roupas de trabalho na agricultura, até roupas de passeio, roupas para casa ou delicados bordados.

O Senar-RS oferece cursos nesta área. Neles, mais do que aprender a manusear agulhas e máquinas, os participantes descobrem um universo de possibilidades para gerar renda, valorizar o trabalho manual e dar novo significado às roupas.

Filha e neta de costureiras, a instrutora Eloisa Copetti Figur, de Cruz Alta, ministra as capacitações. Associada da Unitec, ela destaca que o aprendizado da costura é muito importante porque proporciona satisfação e realização pessoal, seja ao produzir algo para si ou para um familiar.

Além da realização pessoal, necessária a todos em suas áreas de atividade, a costura pode se tornar fonte de renda a partir dos conhecimentos adquiridos nos cursos, aplicados em reparos, transformação de peças do vestuário, confecção de roupas femininas ou masculinas e artigos para a casa, como tapetes, cortinas e jogos de cama.

menu
menu