Estudantes de Medicina da URI levam orientação sobre coqueluche a profissionais da saúde
Estudantes de Medicina transformam conhecimento em prevenção

Por Setor de Comunicação da URI Erechim
29/09/2025 14h55

Estudantes do 3º semestre do Curso de Medicina da URI (turma 2024) participaram de uma ação educativa integrando os componentes curriculares de Microbiologia, Parasitologia e Imersão SUS. Sob orientação da professora Geciane Toniazzo Backes, os acadêmicos Ana Rita Facchi, Débora Fontenele, Giane Demoliner, Karoline Galiazzi, Lucas Felipetto, Nicoly Bresolin e Silvano Steinmetz realizaram uma atividade específica aos profissionais da Unidade Básica de Saúde Atlântico, como parte da curricularização da extensão. 

A ação ocorreu na própria UBS e teve como público-alvo oito profissionais de saúde, entre agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. O tema abordado foi a coqueluche — doença respiratória e contagiosa — com ênfase em sua prevenção, formas de transmissão, sintomas e importância da vacinação. Também foram abordadas boas práticas de higiene pessoal, destacando medidas simples, como a correta lavagem das mãos e a etiqueta de tosse, como formas eficazes de evitar a propagação de doenças infecciosas no ambiente de trabalho. 

Durante a atividade, foi exibido um vídeo com o som característico do lance provocado pela coqueluche, facilitando o reconhecimento do sintoma clínico da doença. Além disso, foram distribuídos panfletos informativos, inclusive com orientações específicas sobre a etiqueta de tosse, os quais foram entregues aos agentes de saúde para utilização durante as visitas domiciliares e fixados na unidade para reforçar o conteúdo com a comunidade.

A troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais foi marcada para desenvolver produtos produtivos e esclarecer dúvidas, fortalecendo o reconhecimento da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da coqueluche, especialmente em grupos vulneráveis. A atividade foi considerada benéfica para os estudantes, que destacaram o impacto da vivência prática na formação médica, promovendo a aproximação com a realidade dos serviços de saúde e reforçando o compromisso social com a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

menu
menu