![]() |
|
Mais de 3 mil quilômetros percorridos no Rally dos Sertões |
|
Dupla José Carlos Schorr e José Carlos Bondan Schorr |

Gaúchos exploram diversidades de um país pouco conhecido na maior prova de rally das Américas
Oito dias, mais de 3 mil milhas, sendo que 80% deste percurso em alta velocidade! Assim foi a trajetória da dupla gaúcha José Carlos Schorr e o filho, José Carlos Bondan Schorr, na disputa do maior rally das Américas, o Sertões!
(Foto: Marcelo Maragni/Fotop)
Pelo quinto competindo juntos, eles acabam de retornar para Novo Hamburgo, onde residem, após uma disputa que aconteceu entre os dias 26 de julho e 3 de agosto.
Os dois vivenciaram um país que poucos conheceram ou têm a oportunidade de acessar. Foram cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas. “O Sertões é um rally gigante, em 2022 foi o maior do mundo e esse ano ele percorreu mais de três mil quilômetros em 8 etapas”, destaca o navegador, José Carlos Bondan Schorr.
"É uma prova de muita resistência, porque tu tens oito dias em que pode quebrar, mas aí tem que quebrar o carro à noite para poder largar no outro dia, muitas vezes o teu carro tem que ser rebocado por 100, 200 milhas até chegar no parque de apoio. Os mecânicos trabalham a noite toda e no outro dia você larga de novo", explica.
E tem o lado de conhecer um País “muito lindo”. “Quando você sente o calor do povo do interior, um povo que não está habituado às coisas da cidade grande, então algo é uma festa muito grande quando, nós somos muito bem recebidos, as pessoas te recebem com uma felicidade imensa, são pessoas humildes e muito felizes, muito convidativas é realmente muito bonita, uma experiência bem diferente”, acrescenta o navegador.
“O Sertões é realmente um retrato do que é o Brasil, o que realmente é o país e o interior são, lugares magníficos”, enfatiza José Carlos.
E isto também foi um ano diferente. “Eu e meu pai consegui completar, ser campeão em nossa categoria, uma satisfação muito grande chegar e conseguir ganhar”, completa.
O projeto Rally dos Sertões é desenvolvido pelo Automóvel Clube de Severiano de Almeida, com patrocínio da Himaco e da Bertolini, com financiamento pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes.