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Visita técnica de alunos da URI na Docile e Cervejaria Salva |
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A primeira parada foi na Docile |

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Química, Elétrica, Mecânica, de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) da URI Erechim, participaram, na quarta-feira, 11, de uma visita técnica à fábrica de doces Docile Alimentos, em Lajeado, e à Cervejaria Salva, localizada às margens da BR-386. A atividade foi organizada e acompanhada pelos professores doutores Jamile Zeni e Alexander Junges, com o objetivo de aproximar os estudantes da realidade industrial e dos processos produtivos de diferentes segmentos.
A primeira parada foi na Docile, uma das principais atrações de doces do Brasil, que tem como missão "despertar o desejo pela marca, satisfazendo clientes, consumidores, seu tempo e a sociedade". A empresa se destaca não apenas pela variedade de produtos como balas, pastilhas e gomas, mas também pelo seu compromisso com a qualidade e segurança alimentar, sustentado por uma cultura organizacional baseada em valores como criatividade, colaboração e cuidado com as pessoas. Os alunos puderam conhecer de perto o processo de fabricação dos produtos, o controle de qualidade, a logística e as tecnologias envolvidas, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e a excelência.
(Segunda visita foi na Cervejaria Salva - Foto: Comunicação URI Erechim)
Já na Cervejaria Salva, considerada a maior microcervejaria do Rio Grande do Sul, os estudantes foram apresentados ao universo das cervejas artesanais. Com capacidade de produção em torno de 200 mil litros, a Salva combina os melhores com receitas exclusivas, resultando ingredientes em rótulos premiados e de alta qualidade. A visita guiada permitiu uma aprendizagem nas etapas de produção, embalagem e controle de qualidade, além de destacar a importância da engenharia na automação e eficiência do processo produtivo.
A experiência representou uma oportunidade significativa de aprendizado, permitindo que os futuros engenheiros relacionassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as práticas industriais observadas. Além de ampliar a visão sobre os desafios e inovações de cada setor, a atividade reforça a importância da vivência técnica na formação acadêmica.