Desenvolvimento sustentável e resiliência Climática |
|
Missão cumpre agendas até dia 27 de novembro |
Comitiva que integra representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de lideranças empresarias, busca fortalecer relações e encontrar soluções na Ásia, frente à crise climática enfrentada pelo RS.
O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, integra a comitiva do governo RS na Missão ao Japão e à China, que acontece entre os dias 18 e 27 de novembro. A viagem para Ásia tem o objetivo de fortalecer relações bilaterais, promover o Rio Grande do Sul como destino para investimentos estratégicos e buscar referências para o desenvolvimento sustentável e a resiliência climática, após as enchentes que assolaram o RS em maio deste ano.
A comitiva passará por cidades como Tóquio, Himeji, Shiga, Tsukuba, Saitama, Shenzhen e Pequim, participando de compromissos que incluem reuniões com corporações globais – como Toyota, Huawei, Mitsubishi e CITIC Group – e visitando projetos inovadores de infraestrutura sustentável e prevenção a desastres naturais. A comitiva, liderada pelo governador Eduardo Leita, também conta com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, da agência de desenvolvimento estadual Invest.RS e de líderes empresariais.
“Além de colocar o Rio Grande do Sul em evidência, os 497 municípios podem observar as grandes oportunidades para desenvolvermos as nossas cidades, mostrar os nossos potenciais e também ver esse cenário mundial, as atrações de investimentos. Com certeza, a gente vai sair engrandecido e divulgar agora para os novos prefeitos, que começam no dia 1º de janeiro, as grandes oportunidades para colocarmos o RS e os municípios gaúchos na rota de todo o planeta”, enfatizou o presidente da Famurs.
Reunião em Dubai
Antes de chegar ao Japão, o presidente Marcelo Arruda, participou de uma agenda em Dubai, na sexta-feira (15/11), com representantes do governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). A reunião teve como pauta principal a prospecção de negócios no setor da saúde.
Na oportunidade, foram tratados possíveis acordos de cooperação em segmentos como negócios em hubs de saúde e o desenvolvimento de projetos conjuntos para instalação de base operacional de empresas gaúchas nos EAU. Um dos temas discutidos foi a possibilidade de transformar o RS em um polo de turismo em saúde, cujo objetivo é ofertar condições de tratamentos mais diversificados e acessíveis, uma tendência nos EAU. Outro ponto foi a avaliação de um investimento por meio de um fundo com recursos oriundos do petróleo em áreas ligadas à agropecuária, como inovação, pesquisa e desenvolvimento de medidas para segurança alimentar.
O encontro contou com a participação do diretor do Ministério da Saúde dos EAU, Abdulla Khalfan Saeed Al Kindi, que também preside a Associação Médica dos Emirados e da Conferência Internacional de Farmácia e Medicina (ICPM), e do diretor do Fundo de Investimentos Al Hazim. Também estiveram presentes o coordenador de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo da Famurs, Mário Nascimento, e dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e do Turismo, Ronaldo Santini.