Imersões em cursos da Saúde com alunos da Escola da URI
Imersões definem vocações de estudantes

Por Assessoria de Marketing, Comunicação e Eventos - URI Erechim
25/10/2024 13h31

Alunos do Ensino Médio da Escola Básica da URI puderam vivenciar a rotina dos Cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade.

Para Rayanne Borba Schuwanke, do 1º ano, a imersão "foi uma experiência incrível, acompanhamos algumas consultas e uma palestra na Escola Municipal Dom Pedro II, sobre DSTs e câncer no colo do útero". Enquanto isso, Flávia Lize, do 2º ano, destacou: "foi muito legal poder visitar a faculdade de Medicina e conhecer mais sobre a rotina dos estudantes. Tivemos a chance de explorar os laboratórios, onde usamos microscópios e vimos de perto como é o ambiente de estudos. Estar em contato direto com os estudantes nos deu uma noção mais clara da realidade do curso. Essas visitas realmente abrem a nossa mente e ajudam a entender melhor qual é o caminho certo para cada um".

Na imersão no curso de Medicina, na disciplina de Histologia, acompanhados pela professora Silvane da Silva Roman, aprenderam  como usar e configurar o microscópio. Também participaram de uma aula sobre órgãos humanos como intestino grosso e delgado, através da qual foi possível aplicar conhecimentos mais aprofundados, nomeando e conhecendo todas particularidades. No final, foi possível entender o processo de fabricação das lâminas utilizadas para observação.

"Ficamos muito felizes pela oportunidade de participar dessa experiência, já que a professora e alunos foram muito receptivos conosco. Além disso, foi uma maneira de experimentarmos opções para o nosso futuro," afirma a aluna do 1º ano, Heloísa Onofre.

Na Imersão no Curso de Enfermagem também foi possível  vivenciar um pouco da rotina na UBS do Bairro Progresso, através do acompanhamento de consulta de enfermagem; retirada de pontos e curativos; coleta de sangue; administração de medicação; coleta de preventivo de colo de útero; e vacinas. Também conheceram os diversos espaços da UBS como salas de recuperação, consultórios, salas de vacina e como ele funciona, quais pessoas trabalham, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e estudantes da área da saúde que fazem estágio ali.

Nas consultas, foi mostrado como são realizadas, como exemplo, uma consulta de pré natal, em que foram mostradas para a paciente a importância dos cuidados com o bebê e testes de doenças feitos em mulheres grávidas.

Além disso, participaram de consulta domiciliar com a realização da troca de um curativo de um paciente que havia sido atendido na UBS, com a higienização e também informações importantes sobre o cuidado que se deve ter com o machucado. O aluno do 2º ano, Bernardo Zogbi Ferrasso, afirma que "o mais interessante foram os detalhes presentes da hora de uma consulta, sendo importante para um possível diagnóstico e os cuidados que precisamos ter com os pacientes atendidos".

 

menu
menu