Candidatos de Itatiba do Sul receberam pauta de reivindicações da SUTRAF Sede |
|
Fortalecer e melhorar condições de vida dos agricultores |
Documento solicita a criação de programas e ações que possibilitem o fortalecimento, comercialização e a melhora das condições de vida no meio rural
Atuando em defesa da agricultura familiar, foi com esse objetivo que associados e lideranças do SUTRAF Sede de Itatiba do Sul entregaram uma pauta de reivindicações aos candidatos das Eleições Municipais 2024. O documento foi entregue nesta sexta-feira, 27 de setembro, aos candidatos a prefeito e vice, Polaco e Célio; assim como os demais candidatos a vereadores no município de Itatiba do Sul.
De acordo com o coordenador do SUTRAF de Itatiba e também presidente da Cooperfamilia, Isaías Wastchuk, a pauta conta com diversos pontos que buscam fortalecer e melhorar as condições de vida para os agricultores. “É um momento muito importante de nós firmarmos o compromisso dos candidatos com a agricultura familiar do município, com o objetivo de nós estarmos melhorando a renda e a qualidade de vida dos nossos agricultores familiares”, disse.
O documento destaca que para que a agricultura familiar continue desempenhando sua função, é importante a atuação do governo municipal, que também tem o dever de garantir a produção de alimentos e o desenvolvimento alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O documento é dividido em setores: Produção, Comercialização e Agroindustrialização, Ambiental, Qualidade de vida, Juventude e Gestão Municipal. Ao todo são 32 apontamentos que vão desde a solicitação para criação de programas de ampliação da produção de alimentos e de transição para a Agricultura Sustentável, passando por ações de incentivo à agroindustrialização em pequena escala através das cooperativas e agroindústrias familiares, assim como o pedido para criação um programa de recuperação e preservação das nascentes.
A instalação de internet em todas as comunidades do município, assim como ações que ajudem o jovem a se manter no campo criando programas que fomentem atividades de lazer para os jovens também são pontuadas no documento que solicita manutenção constante das estradas vicinais, com cascalhamento, alargamento e roçadas, possibilitando deslocamentos e acesso mais seguro entre o meio rural e urbano.