Projeto do Porto Seco mobiliza 32 municípios do Alto Uruguai

Por Jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Copydesk Jornalismo & Marketing Ltda
23/06/2026 15h59

Reunião de alinhamento reúne lideranças políticas, empresariais e especialistas para discutir a viabilidade do projeto, considerado estratégico para o desenvolvimento dos próximos 100 anos da região

O projeto de implantação de um Porto Seco em Erechim deu mais um importante passo na tarde desta segunda-feira, 22 de junho, durante uma reunião de alinhamento realizada na sede da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE). O encontro foi coordenado pelo presidente da Comissão do Porto Seco, presidente do Sindilojas Alto Uruguai e vice-presidente da Fecomércio-RS, José Gelso Miola, e contou com a participação de lideranças políticas, empresariais e institucionais da região.

A atividade teve como destaque a palestra do especialista em comércio exterior Fábio Freitas Ciocca, CEO da Brasil Multivias Logística e Comércio Exterior, presidente do Sindacomex-RS e da Câmara Empresarial Argentina Brasileira (CEAB-RS), membro dos Conselhos de Economia e Comércio Exterior e de Assuntos Tributários da Fecomércio-RS, que apresentou cenários, oportunidades e modelos de implantação de estruturas aduaneiras modernas.

Logo na abertura, Miola ressaltou que o projeto ultrapassa interesses individuais e representa uma oportunidade histórica para o Alto Uruguai. “Os interesses da região se sobrepõem às diferenças. Estamos construindo um projeto coletivo, pensando no desenvolvimento econômico e sustentável de toda a nossa região”, afirmou.

Ele também destacou que a comissão passa a trabalhar de forma técnica e organizada, com o objetivo de documentar todas as etapas do processo e buscar especialistas capazes de indicar a melhor modelagem para a futura estrutura logística.

UNIÃO REGIONAL É APONTADA COMO FATOR DECISIVO

O presidente da ACCIE, Darlan Della Rosa, destacou que a iniciativa exige visão de longo prazo e união entre as lideranças. “É um trabalho de médio e longo prazo, mas quem não começa nunca termina. A iniciativa está muito bem conduzida e, sem dúvida, a implantação de um Porto Seco em Erechim será um grande avanço para toda a região”, afirmou.

Representando o Poder Executivo de Erechim, o vice-prefeito Flávio Tirello enfatizou que o projeto somente terá êxito se houver trabalho conjunto entre todas as entidades. “Essa não é uma pauta individual, mas coletiva. Se não trabalharmos juntos, não conseguiremos avançar. Precisamos descobrir de que maneira seremos efetivos para transformar esse projeto em realidade”, destacou.

Já o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Centenário, Genoir Florek, reforçou o compromisso dos 32 municípios da região com a iniciativa e destacou a deficiência histórica da infraestrutura logística. “Um dos grandes problemas do Sul do Brasil é a infraestrutura. Precisamos sair daqui com algo concreto para transformar essa realidade. Os 32 prefeitos do Alto Uruguai estão juntos para construir esse projeto de maneira efetiva”, declarou.

“PODE SER A OBRA MAIS IMPORTANTE DOS PRÓXIMOS 100 ANOS”

Autor da mobilização que originou a comissão, o deputado estadual Paparico Bacchi relembrou que a ideia surgiu durante uma missão internacional à China, quando recebeu a sugestão do pesquisador da Embrapa, Polidoro, de iniciar um movimento regional em favor da implantação de um Porto Seco. Segundo ele, a recente desburocratização do sistema portuário brasileiro abre uma janela de oportunidades para o interior do Rio Grande do Sul. “Com certeza, pode ser a obra mais importante dos próximos 100 anos. Todos nós navegamos no mesmo destino, que é construir uma comunidade melhor. Quando uma cidade e uma região vão bem, todos ganham”, afirmou.

O parlamentar também destacou a importância da união regional nas conquistas recentes, como obras viárias e projetos estruturantes, e anunciou que pretende destinar recursos parlamentares para a elaboração dos estudos técnicos necessários. “Precisamos avançar com serenidade. O primeiro passo é elaborar um estudo de viabilidade. Se for necessário investir R$ 200 mil, R$ 300 mil ou R$ 500 mil, vamos buscar esse recurso através das emendas parlamentares”, garantiu.

ESPECIALISTA APONTA POTENCIAL ESTRATÉGICO DA REGIÃO

Durante sua apresentação, Fábio Freitas Ciocca explicou que a proposta vai muito além da instalação de um Porto Seco tradicional, defendendo a criação de uma estrutura moderna, inteligente e integrada ao comércio internacional. Segundo ele, o Alto Uruguai possui localização privilegiada e pode se tornar um importante elo logístico do Mercosul. “O que vocês estão fazendo aqui hoje é fortalecer a integração regional através do comércio exterior. O comércio internacional é um grande impulsionador do desenvolvimento econômico”, destacou.

Ciocca lembrou que o Rio Grande do Sul concentra 43% do fluxo comercial terrestre entre Brasil e Argentina, movimentando bilhões de dólares anualmente, e ressaltou que os corredores bioceânicos surgem como uma grande oportunidade para a região. “O mundo está olhando para as fronteiras terrestres. O futuro passa por estruturas inteligentes, interoperáveis e altamente integradas. O Alto Uruguai tem potencial para ser protagonista nesse processo”, afirmou.

O especialista também alertou para a necessidade de um estudo aprofundado, capaz de identificar a vocação econômica regional, o perfil das empresas e a melhor modelagem aduaneira.

PRÓXIMOS PASSOS

Ao final do encontro, ficou definido que a comissão continuará avançando na construção técnica do projeto, buscando especialistas e elaborando um estudo de viabilidade que permita identificar o modelo mais adequado para Erechim e região.

A proposta é que os primeiros encaminhamentos sejam concluídos ainda neste ano, possibilitando a captação de recursos e a estruturação de um projeto que poderá transformar a logística, fortalecer as exportações, atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico de todo o Alto Uruguai.

menu
menu