Projeto de extensão da URI discute Lei Maria da Penha e autonomia da mulher em palestra no CRAS
Meu Corpo, Meus Direitos em ação

Por Setor de Comunicação da URI Erechim
22/11/2025 12h07

Os Cursos de Direito da URI ministraram na quarta-feira, 19, no Bairro do Linho, uma palestra Estudante interativa com o tema "Meu Corpo, Meus Direitos: Noções de Autonomia Corporal", desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (CRÁS) II.

A iniciativa foi liderada pelas acadêmicas Sônia Mara Patrícia Rudenco, Taís Rossi e Renata Carlesso, integrantes do projeto de extensão "Direito na Rua: educação legal para cidadania ativa", do Curso de Direito. O projeto, que também conta com a participação dos acadêmicos Murilo Inocente de Souza e Hemilly Gabriely de Lima Bier, é orientado pela Prof.ª Simone Gasperin de Albuquerque e foi recepcionado pela Coordenadora do CRÁS - Linho II, Elizabet Pereira Machado.

A palestra, dirigida a um grupo de mulheres da comunidade, discutiu os Direitos Humanos Básicos, a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência doméstica. O objetivo central foi prevenir violências, fortalecer a comunidade por meio do conhecimento jurídico, reduzir a judicialização de conflitos e cumprir o papel social da universidade na promoção da transformação social. Como um gesto de apoio e fortalecimento, os acadêmicos se apresentaram como participantes com um brinco acompanhado da mensagem "Seja forte e forte".

O Coordenador do Curso de Direito, Professor José Plínio Rigotti, destacou a importância da iniciativa, afirmando que "este projeto exemplifica o compromisso do nosso curso em formar juristas socialmente responsáveis, levando o conhecimento para além dos muros da universidade e impactando positivamente a vida da comunidade".

A professora orientadara, Simone Gasperin de Albuquerque, também comentou sobre a experiência, dizendo que "ver nossas acadêmicas atuando com tanta especialização e sensibilidade, transformando o conhecimento jurídico em uma ferramenta de autonomia, é a concretização do que devemos ser a verdadeira função social da educação". A atividade reforçou uma importante parceria entre a URI Erechim e a comunidade local, promovendo a cidadania ativa e o acesso à informação.

menu
menu