|
|
|
Primeira qualificação de doutorado marca nova fase do Programa de Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS |
|
| Agroecologia é tema de 1º doutorado na UFFS | |
Nycollas Stefanello Vianna apresentou o trabalho “A agroecologia na escola: um estudo sobre a abordagem do tema em sala de aula e seu papel transversal para a educação ambiental”
O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal da Fronteira Sul promoveu, na segunda-feira, dia 3 de novembro, a sessão da primeira qualificação de doutorado. Na ocasião, o estudante Nycollas Stefanello Vianna apresentou o trabalho “A agroecologia na escola: um estudo sobre a abordagem do tema em sala de aula e seu papel transversal para a educação ambiental”. O estudo teve como orientador o professor Altemir Mossi.
Como pontos relevantes de sua formação durante a permanência no Programa, Nycollas Vianna avalia que “a formação no PPGCTA tem aprofundado minha compreensão crítica sobre as interações entre sociedade, ambiente e educação. O caráter interdisciplinar do curso e a pesquisa em Agroecologia têm fortalecido minha prática docente, incentivando uma abordagem educativa voltada à sustentabilidade e à transformação social. Levo dessa experiência o aprimoramento científico, pedagógico e humano proporcionado pela UFFS, que amplia meu compromisso com uma educação ambiental crítica e emancipadora, capaz de inspirar práticas mais conscientes e integradas ao meio".
Na análise de Eduardo Pavan Korf, coordenador do PPGCTA, “a realização da primeira qualificação representa um marco para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). É fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde a criação do curso e reflete o compromisso do Programa com a formação de pesquisadores, agora também em nível de doutorado, capazes de propor e avaliar soluções voltadas à Produção Sustentável e Conservação Ambiental com rigor técnico-científico e visão inter/multidisciplinar”.
Link de acesso: https://www.uffs.edu.br/uffs/notcias/ppgcta-tem-primeira-qualificao-de-doutorado

