|
|
|
Projeto de universitários transforma lar infantil com horta que ensina e acolhe |
|
| A horta que alimenta a alma e o conhecimento | |
Um espaço, antes ocioso no Lar das Crianças Edir Bisognin Goelzer, em Erechim, foi completamente transformado em um ambiente educativo, verde e acolhedor graças ao projeto “Cultivar para Cuidar: Horta Educativa e Social”. A iniciativa foi desenvolvida pelos acadêmicos do 4º semestre de Agronomia da URI, Maria Eduarda Fuzinatto e Guilherme Sadovnik, como parte da disciplina de Projeto Integrador IV, sob a orientação dos professores Amito José Teixeira e Raquel Paula Lorensi.
O objetivo central do projeto foi promover a educação para a sustentabilidade e contribuir para a formação cidadã e social de aproximadamente quarenta crianças e adolescentes acolhidos pela instituição. A proposta buscou ir além do plantio, estimulando valores como responsabilidade, empatia, cooperação e respeito ao meio ambiente por meio de uma experiência prática e contínua.
A execução foi realizada de forma colaborativa, envolvendo os acadêmicos, os orientadores, educadores e, principalmente, as crianças em todas as etapas. O trabalho incluiu desde o diagnóstico do solo e o preparo da área até o nivelamento, planejamento dos canteiros e a seleção criteriosa das espécies. Foram plantadas flores, hortaliças, temperos e chás, criando uma diversidade que enriquece o espaço. A estrutura da horta também recebeu cercamento e sombreamento, garantindo sua durabilidade.
Para assegurar a continuidade do projeto após a implantação, os acadêmicos elaboraram um manual ilustrado com orientações detalhadas sobre o cultivo e a manutenção das plantas. Esse material serve como um guia prático para que crianças e educadores possam dar sequência aos cuidados com a horta.
Como resultado, a área foi totalmente revitalizada, tornando-se uma ferramenta viva de aprendizado. A horta não só proporciona ganhos ambientais, mas também emocionais, fortalecendo o vínculo entre a instituição e seus participantes e servindo como um local de convivência e inclusão.
Os acadêmicos e orientadores agradeceram a todos que contribuíram com doações e apoio durante o desenvolvimento do projeto, reforçando a crença de que ações simples e colaborativas podem gerar grandes impactos sociais e ambientais.
A conclusão do trabalho evidencia que iniciativas guiadas pela sustentabilidade e pela educação têm o poder de gerar transformações significativas e duradouras, cultivando, no presente, um futuro mais consciente e solidário.

